© 2019 - II Simpósio de Arquitetura Hospitalar e Salutogênica

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • RSS Classic

CURSOS

Mini-curso de Iluminação

A LUZ QUE SE ENXERGA E QUE SE SENTE

EMENTA     

         

A luminotécnica vem desempenhando um importante papel no cenário arquitetônico, pois a luz define formas, volumes, realça texturas, reforça traçado, linhas e através de seu jogo de contrastes entre luz e sombra, gera considerável impacto visual, possibilita a percepção espacial dos espaços, definindo a atmosfera e clima, o humor “mood” das pessoas, além de caracterizar a identidade visual dos ambientes.

         

Mas os estudos mais recentes demostram que a luz envia estímulos ao cérebro provocando inúmeras respostas emocionais nos usuários dos ambientes de saúde, através de células foto receptoras recém descobertas, provocando sensações e emoções diversas, de forma positiva e negativa, contribuindo sobremaneira para a recuperação de pacientes.

 

 

OBJETIVOS

  • Apresentação dos conceitos básicos que envolvem a prática da luminotécnica, envolvendo a aplicação da arte e da ciência da luz dentro dos parâmetros do design health, seus conceitos fisiológicos e sua técnica aplicada dentro do campo da ótica e da visão, de forma a contribuir para uma melhor aplicação da iluminação nos projetos de arquitetura sob o aspecto da psicologia de luz.

  • Através de análise de cases de projetos em edifícios e ambientes de saúde, no Brasil e mundo, iremos analisar as condições de respostas do light design health.

PROGRAMA

        

1. Conceitos Básicos : Visão, Ótica, Percepção Visual, Definição da luz, Teoria Eletromagnética.

2. Grandezas Luminotécnicas: Fluxo luminoso, Intensidade Luminosa, Eficiência Energética, Temperatura de Cor, Índice de Reprodução de Cor.

3. Leds e suas especificidades

4. Exposição prática: Reações psicológicas e fisiológicas da luz

5. Apresentação de Cases

DURAÇÃO DE CURSO: 14h às 17h

DIA: 06 de novembro

        

INVESTIMENTO: R$ 150,00